A formação de Adultos

15-06-2015 11:36

Horário de presença na instituição: 28/04 (14h às 18h) e 30/04 (13h às 17h)

Objetivos: Continuar a construção do suporte pedagógico, construindo os módulos 6 e 7

Esta semana demos continuidade ao trabalho de construção do suporte pedagógico. Os módulos 6 e 7 ficaram concluídos no final da semana.

Nesta semana, tive necessidade de começar a referenciar alguns autores nomeadamente sobre as principais temáticas do projeto. A principal temática é, em primeiro lugar a formação de adultos. Para esta temática, a referência principal é o livro “Educação de Adultos – Um campo e uma problemática” de Rui Canário. Não faz sentido, em Ciências da Educação, abordar a formação de adultos sem fazer referência a Rui Canário, o dono de um dos principais contributos nesta área.

Achei que dada a natureza do projeto e o trabalho que tenho vindo a desenvolver, faz sentido abordar a formação e contextos de trabalho que, tal como posso observar na realidade da instituição em questão, as formações clássicas e tradicionais (escolares) quando são direcionadas a um posto de trabalho específico são ineficazes sendo que está implícito a produção de mudanças organizacionais. Um bom exemplo de uma situação aplicável a esta teoria é o facto de o próprio coordenador pedagógico não ter qualquer formação académica de nível superior e no entanto desempenha funções, precisamente de coordenador pedagógico do curso de formação pedagógica inicial de formadores, o que demonstra esta mesma necessidade de produzir mudanças organizacionais tal como referia Rui Canário.

Rui Canário, faz também referência a um ponto que é muito abordado na instituição em questão. A “formação experiencial” é muito valorizada nesta instituição, uma vez que o seu foco principal é precisamente a formação e assim sendo, a experiência muitas vezes tem um peso maior do que as formações académicas no que diz respeito a seleção de formandos para determinados cursos de formação específica.

Acho que nunca é demais ler e pesquisar sobre estas temáticas, embora este já tenha sido um tema que abordei no segundo ano da licenciatura na unidade curricular de Formação de Adultos, isto só demonstra que de facto todas (ou a maioria) das unidades curriculares desta licenciatura têm de facto uma ligação entre si e as aprendizagens efetuadas em anos anteriores não são para serem “descartadas”.