Análise de Necessidades
No âmbito da unidade curricular de Modelos de Formação, tive conhecimento deste artigo da professora Ângela Rodrigues sobre análise de necessidades de formação contínua de professores. Apesar de ser essencialmente direcionado para a formação de professores, achei pertinente trabalhá-lo aqui pois o meu trabalho na instituição passa pela formação de formadores e acho que acho estas são duas áreas da formação que complementam-se entre si.
A análise de necessidades de formação surge do desejo de aumentar a eficácia, planificar as atividades de melhor mais eficiente e de garantir eficácia à ação educativa. Algumas questões-chave da análise de necessidades são Quem quer a análise de necessidades? Porque é que a análise de necessidades é desejada? Qual é o âmbito da análise (conteúdos e respondentes)? Sobre que necessidades incidirá e em que níveis? Que tipo de informação será recolhida e para que fins? Que fontes e métodos serão usados?
A temática da análise de necessidades foi também trabalhada nas aulas de SIP IV, no entanto, foi com o intuito de conseguirmos identificar quais as necessidades da instituição e não propriamente as necessidades de formação.