Análise SWOT

07-11-2014 18:44

Análise SWOT

Data: 23 de Outubro de 2014

Na sequência da aula anterior, começamos por recapitular os objetivos da entrevista, sendo que a partir desta temos que ser capazes de realizar a análise SWOT da instituição na qual estamos a desenvolver o projeto.

De seguida, as colegas Xana e Mariana fizeram uma apresentação na qual aprofundaram o que era a análise SWOT. Explicaram que SWOT é sigla para Strengths (forças), Weakneses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). As forças são vantagens internas, as fraquezas são desvantagens internas, as oportunidades são aspetos externos positivos e as ameaças são aspetos externos negativos.

Foi ainda explicado que análise interna engloba a entrevista e análise documental enquanto que a análise externa trata do meio envolvente. Primeiro devemos identificar os pontos fortes e fracos e só depois as oportunidades e ameaças.

Quando li no planeamento partilhado que iria ser apresentado um texto sobre a análise SWOT, o meu primeiro pensamento foi "O que é isso de análise SWOT? Em que é que isso está relacionado com o trabalho de projeto? E com as Ciências da Educação?" Após esta aula consegui perceber o que era então a análise SWOT e até me pareceu mais simples do que aparenta. Percebi que a análise SWOT será uma fase fundamental para o desenvolvimento do trabalho de projeto pois é através desta que vamos conseguir colmatar alguma falha ou fortelecer ainda mais um ponto forte. Como fazer análise SWOT? Pois, realizando uma entrevista e através da observação. E se mesmo assim, não conseguirmos identificar algum dos pontos da análise SWOT? É porque não existem? Estas foram algumas questões que ficaram na minha cabeça após esta aula. Então e análise SWOT e as Ciências da Educação? Sabendo que as Ciências da Educação são uma área bastante abrangente, a análise SWOT poderá ser utilizada em diversos contextos. Por exemplo no caso, da formação, a análise SWOT poderá ser utilizada como meio para identificar necessidades de formação.