O Referencial de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Horário de presença na instituição: 5/05 (14h às 18h) e 7/05 (13h às 17h)
Objetivos: Construção do módulo 8 para o suporte pedagógico
Esta semana e em continuação das anteriores construímos o módulo 8. O módulo 8 foi o último deste suporte pedagógico, uma vez que o módulo 9 vai de encontro ao módulo 1 sendo uma simulação pedagógica.
O curso de formação pedagógica inicial de formadores é referenciado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, sendo que este referencial teve a sua primeira edição em 2012 sendo revisto em 2013 e hoje, passados dois anos desde a última revisão e com muitas gralhas e falhas já assinaladas por diversos formadores, ainda não voltou a haver uma nova revisão.
Este referencial está organizado tanto para formadores como para formandos e começa por fazer um pequeno enquadramento da formação profissional referindo o decreto-lei e respetiva portaria que faz visar o reforço da qualidade da formação profissional. Sendo assim necessário atribuir um Certificado de Competências Pedagógicas a quem desejar ser titular do cargo de formador. O referencial explica, ainda que de forma bastante sucinta, quais as formas para obter este certificado assim como os requisitos para o exercício da atividade de formador. Ainda em relação ao formador, refere quais as competências que este deve desenvolver no âmbito do curso acima mencionado.
Em relação concretamente ao conteúdo do referencial, este divide o curso por módulos que por sua vez são divididos em sub-módulos. No inicio de cada módulo encontramos quais as competências a adquirir assim como quais os conteúdos a serem abordados em cada sessão. No final do referencial podemos encontrar exercícios e atividades referentes a cada módulo.
Pelo (pouco) contacto que tive até agora com alguns formadores da instituição em causa, notei algum descontentamento em relação a este referencial, tanto nos conteúdos como na organização. No dia que fui assistir à ação de formação (em Março), a formadora em conversa informal, referiu diversas vezes que tenta o mais possível “fugir” do que está previsto neste referencial uma vez que na sua opinião é muito fechado e dá pouca liberdade tanto aos formandos como aos formadores.