Perceber competências (observação da ação de formação)
Data: 13 de Março de 2015
Hora: 9.30h até 12.30h
No dia 13 de Março passando um pouco das 9.30h da manhã, fomos recebidas na sala onde estava a decorrer uma ação de formação. Esta receção foi feita com imensa simpatia e disponibilidade de ajuda por parte da formadora responsável por aquela sessão.
Esta tratava-se de uma ação de formação do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, respeitante ao módulo 4. A sala estava constituída por 6 formandos e uma formadora. As formações iniciais dos formandos passam pelas diversas áreas, desde o marketing à engenharia.
A assistência a esta ação de formação tinha como objetivo principal percebermos como é de facto uma ação de formação deste curso, uma vez que uma das competências que adquirimos com a licenciatura em Ciências da Educação é aptidão para dar a formação de formadores.
Ao longo que a sessão ia avançando, fui notando uma relação de empatia e à vontade tanto entre formandos como formadora-formandos. Com o final da sessão, quando a formadora referiu que o próximo módulo, o 5, não iria ser dado por ela, os formadores ficaram um pouco tristes dando a entender que iriam ter saudades dela uma vez que criaram uma verdadeira relação de empatia e amizade.
Ao refletir sobre esta observação, constatei que de facto o grande objetivo que tinha sido inicialmente definido foi cumprido. Consegui perceber como era e como se realizava de facto uma ação de formação. Tinha uma ideia pré-definida que era algo muito complexo e com imensa burocracia e um grande distanciamento entre formandos-formador. De facto, tal como já referi e pelo que observei, não é nada como eu tinha na ideia. Outra coisa que consegui perceber foi que os conteúdos que foram abordados (sendo que o módulo 4 corresponde a métodos de formação), já tinha tido contacto com eles na UC de Formação de Professores no segundo ano da licenciatura e algumas dúvidas que os formandos foram colocando eram também algumas dúvidas que na altura a turma colocava nas aulas de formação de professores. Assim, percebi como é que conseguimos enquanto licenciados em Ciências da Educação ter aptidão para ser formadores de formadores.