Portefólio
Portefólio
Data: 25 de Setembro de 2014
A segunda aula de SIP IV contou ainda com alguns esclarecimentos sobre o funcionamento da unidade curricular. A docente voltou a explicar que o portefólio deve conter todas as aprendizagens individuais enquanto no relatório final serão todas as aprendizagens realizadas em grupo durante o desenvolvimento do projeto. Explicou ainda que iriam ser realizadas três fichas de leitura para colocar no respetivo portefólio, fazendo referência ao conteúdo que cada ficha deve ter. Foi ainda feito a distribuição das apresentações e discussões dos textos em aula.
Acho que o facto de a professora nos "obrigar" a fazermos um portefólio contribui muito para o nosso desenvolvimento enquanto estudantes e também futuramente enquanto profissionais. Quando refiro o termo obrigar é no sentido de que, se o portefólio fosse facultativo acredito que grande parte da turma não o faria. O portefólio é uma ótima forma de compilarmos o trabalho de todo um semestre numa plataforma que está organizada de uma determinada forma para que a qualquer momento tanto nós como a professora possamos consultar o trabalho realizado. Confesso que antes desta aula, achava que um portefólio era apenas colocar textos que lemos para as aulas, relatar as próprias aulas e o trabalho da instituição. Quando saí da aula tinha uma ideia completamente diferente do que era esperado deste portefólio, e uma das coisas que mais me "assustou" foi a palavra reflexão. Não sei se consigo encontrar uma explicação para esta minha aversão à reflexão mas acho que talvez seja porque em 12 anos de escolaridade nunca (ou raramente) foram pedidos trabalhos de reflexão, antes pelo contrário, era-me pedido apenas que cita-se autores ou professores seguindo exatamente as suas palavras. Chegando à faculdade e principalmente agora nesta unidade curricular, é-me pedido para refletir sobre todo o trabalho realizado e confesso que para mim não é fácil mas vou tentar o melhor que puder para ultrapassar este obstáculo.